Descrição
O analfabetismo no Brasil tem sido um problema altamente preocupante, por mascarar e obstruir a democracia de milhões de brasileiros. Por se tratar de um processo de imensurável valor sociocultural, o governo tem investido, consideravelmente, no setor, sobretudo na alfabetização de jovens e adultos, mas os resultados não tem favorecido progressos visíveis ao domínio de habilidades e suas inserções na estatística de uma sociedade letrada.
Grande parte dos educandos, considerados alfabetizados, podem até ler simples textos e escrever o próprio nome, mas não conseguem desenvolver outras habilidades que lhes são pertinentes no dia a dia. A consolidação da alfabetização acontecerá quando esta for associada ao letramento: aprender a fazer e fazer o que aprendeu, pois a alfabetização é o aprendizado da leitura e da escrita e o letramento a prática cotidiana desse processo.
Este curso tem o objetivo de refletir sobre a alfabetização e letramento como processos-base para a efetiva aprendizagem escolar. Discute-se, assim, além desses conceitos, a aprendizagem significativa, a questão do fracasso escolar e a própria infância.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, alfabetização, letramento, ensino e aprendizagem.

Conteúdo programático
Unidade 1 - Alfabetização ou Letramento? Implicações Pedagógicas de um Debate Necessário
Unidade 2 - Alfabetização e Letramento no Brasil: Aspectos Gerais
Introdução - Alfabetização e Letramento
A carência da leitura e da escrita
Programas de alfabetização no Brasil
A Alfabetização de jovens e adultos no Brasil
Unidade 3 - Práticas De Alfabetização Nas Séries Iniciais
Práticas de Alfabetização: Breve Histórico
Mudanças e concepções nas práticas de alfabetização
Unidade 4 - Alfabetização, Letramento e Aprendizagem Significativa na Educação: Conceitos Fundamentais
Letramento
Alfabetização
O Fracasso Escolar
O Contexto Envolto nos Processos de Alfabetização e Letramento: A Infância
Unidade 5 - A Importância das práticas construtivistas no processo de alfabetização e letramento com foco na leitura e escrita
Unidade 6 - A aprendizagem construtivista lúdica durante a alfabetização e letramento
Concepções pedagógicas sobre alfabetização
Interpretação da escrita antes da leitura
Alfabetização e aprendizagem com construtivismo
A criança e os jogos, brinquedos e brincadeiras
Unidade 7 - Avaliação na Alfabetização
Portfólio no processo de avaliaçâo e alfabetizaçâo
Ensino-aprendizagem e alfabetização
Avaliaçâo somativa e formativa na alfabetização
Processos de aquisiçâo da escrita em alfabetização

Materiais disponíveis no Curso
  • Apostila geral do curso
  • Videos para cada unidade
  • Testes de conhecimento de cada unidade
  • Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
  • Avaliação final do curso

Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.

>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!

Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.